Psicólogo e Terapeuta Cognitivo

Atuação em Crises Emocionais e Terapia Afirmativa

Terapia Individual

Hoje uma infinidade de situações de crise surgiram com a modernidade, resultado da necessidade de eficiência e rapidez, no que se faz ou mesmo resultado de um evento violento (incêndio, assalto, estupro, rompimento de relacionamento, luto,...). Algo que preocupam os profissionais em seus campos de trabalho, pois vem se tornando um desafio cada vez maior, encontrar soluções que evitem danos ou prejuízos catastróficos.

Burgess e Holstrom, 1974 nos fala em sua teoria, que um indivíduo só entra em crise quando o equilíbrio é rompido e não consegue mais lidar com a situação de forma eficiente. A intervenção, então, busca a resolução psicológica ou pelo menos o mesmo nível que o indivíduo possuía anteriormente a crise.

No atendimento clínico psicológico individual, ou seja, na terapia individual, o Psicólogo utiliza a Terapia Cognitiva. Forma de terapia, que baseia-se na idéia de que os pensamentos afetam as emoções (pensamentos negativos).

O foco são os pensamentos distorcidos, as percepções ou interpretações tendenciosas sobre nós mesmos e/ou sobre situações do dia-a-dia, que nos levam ao sofrimento psíquico.

Atendimento clínico psicológico individual (Crises Emocionais):

- perda, devido perda de ente querido, que tenha levado a tristeza profunda;

- ansiedade simples, causando perda de concentração, dificuldade em dormir, entre outros;

- ataques de pânico, ansiedade ou medo em situações específicas (fobias);

- depressão, devido alguma condição causal (fato ou situação vivida);

- conflitos sociais, vivência pessoal, onde se acha estranha ou a margem da sociedade;

- conflitos profissionais, mudar ou não de emprego, desempenho, relação chefia e colegas;

- conflitos culturais, sou de outra cidade, estado ou país e tenho dificuldade em me adaptar;

Como saber quando estou com Transtorno Depressivo

- humor deprimido na maior parte do dia;

- acentuada diminuição do interesse ou prazer;

- insônia ou hipersonia quase todos os dias;

- fadiga ou perda de energia quase todos os dias;

- sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada;

- pensamentos de morte, ideação suicida recorrente.

 

 

Fonte: Sintomas Extraídos da Tabela do DSM - IV, 1994.

Terapia Individual

Richard Molini - CRP 06-60562

 

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Crises Emocionais

Como saber quando estou com Transtorno de Ansiedade

- inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele;

- fatigabilidade;

- dificuldade em concentrar-se ou sensações de "branco" na mente;

- tensão muscular, irritabilidade;

- perturbação do sono;

 

 

Fonte: Sintomas Extraídos da Tabela do DSM - IV, 1994.

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